Por Nena Martins
Vamos refletir?
Como filha da terra gostei dos dois projetos relevantes apresentados e aprovados por unanimidade na Câmara
Municipal de Conceição.
Wilson Braga é merecedor de todas as honrarias nessa Paraíba, lamentável que muita gente esteja confundindo política com merecimento e justamente na terra em que ele nasceu e tanto amou, até os maiores adversários de Braga em nosso estado reconhecem o seu valor, porque ele jamais confundiu POLÍTICA com AMIZADE.
Sobre alguns comentários que estão fazendo nas redes sociais lamentado o fato de Wilson Braga não receber homenagens em vida, pelas informações que recebemos da Câmara de Conceição, Braga foi agraciado com a maior honraria da Câmara de Conceicão, MEDALHA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA, propositura do vereador Flávio Manqueira e o Título de Honra ao Mérito, propositura do vereador Luís Paulino Neto. O ex-governador infelizmente não teve a oportunidade de receber em vida.
Sem querer desmerecer o ex-governador Solon de Lucena filho natural de Bananeiras no Brejo Paraibano.
Reposto a matéria de Gilberto Ângelo do Vale do Piancó Noticias
Por: Vale do Piancó Notícias
A Câmara dos Vereadores de Conceição aprovou dois projetos que traduzem bem a importância que teve o eterno Wilson Leite Braga.
Quem foi Solon de Lucena
Solon Barbosa de Lucena foi um fazendeiro e político, que nasceu em 1.877, na cidade de Bananeiras, região do Brejo paraibano e faleceu no ano de 1.926. ele assumiu o governo da Paraíba, de 1 de julho a 22 de outubro de 1916, quando presidente da Assembleia Legislativa, devido à renúncia por motivos de saúde de Antônio da Silva Pessoa. Foi eleito presidente da Paraíba em 22 de julho de 1920, governando o estado de 22 de outubro de 1920 a 22 de outubro de 1924. Construiu, em 1923, a primeira escola pública de Campina Grande, o Grupo Escolar Sólon de Lucena, onde funcionava a reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que teve como primeiro diretor Mário Gomes.
Mesmo com toda a biografia, o paraibano não tem nenhum vínculo com a história da cidade de Conceição e sequer já esteve no município.
Quem foi Wilson Braga e qual sua importância para o município de Conceição?
Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de junho do ano de 1.931, em Conceição. Ele foi um advogado, empresário e político, exercendo cargos de deputado estadual, deputado federal, governador da Paraíba, vereador e prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.
Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba - atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a
Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.
Na cidade de Conceição, Wilson Braga foi o principal responsável pela grandiosíssima maioria dos empregos públicos nas décadas de 80 e 90. Por outro lado, como político, ele foi responsável pela construção do estádio Walter Braga e pela construção dos dois maiores reservatórios d’água no município: Serra Vermelha e Condado, o último construído no governo de José Maranhão, a partir de um projeto de Wilson Braga. Além disso, o político foi também responsável pela construção de inúmeros reservatórios de pequeno e médio porte pela zona rural do município.
Todas essas obras de construção de açudes foram determinantes para que o município não entrasse em um colapso d’água, durante várias secas que castigaram o Sertão paraibano. Com isso, Wilson Braga se tornou conhecido em todo o território como ‘o homem das águas’, por ‘matar a sede de uma população’, sobretudo a da zona rural, conforme explicou um agricultor, morador na zona rural do município.
De todos os filhos ilustres de Conceição Wilson Braga foi o maior, o que mais fez pelas famílias, pela zona urbana e rural, em toda a história do município, que tem 138 anos de Emancipação Política.

Nenhum comentário:
Postar um comentário